Características dos custos do transporte:
Custos fixos e variáveis:
- Custos fixos são os de aquisição e manutenção de direito de tráfego, instalações de terminais, equipamento de transporte e administrativos.
- Custos variáveis incluem normalmente os gastos com combustível e salários, equipamentos de manutenção, manuseio e coleta e entrega.
- *Custos comuns ou conjuntos:São difíceis de ser determinados, pois ocorrem quando vários carregamentos de diferentes tamanhos e pesos são transportados juntos no mesmo transporte, portanto, constituem uma questão de julgamento individual.
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Obs.: Para classificar as taxas da linha de transporte leva-se em consideração a distância a ser percorrida e o volume da carga transportada, ou seja, para cada caso os custos fixos são considerados ligeiramente diferentes.
Características de custos por modal:
- Ferrovia: tem custos fixos elevados e custos relativamente baixos,pois se trata de transportador tanto de carga quanto de gente.
- Rodovia: custos contrastantes com os das ferrovias, pois os fixos são os mais baixos dentre todos os transportadores, já que as empresas não são proprietários das rodovias nas quais operam, o veículo é uma pequena unidade econômica e as operações em terminais não exigem equipamentos dispendiosos. No entanto, os custos variáveis são elevados, pois os custos de construção e manutenção das rodovias são cobrados através de impostos sobre combustíveis, pedágios e taxas por peso-milhagem.
- Aquaviário: os custos fixos são os relacionados a operações nos terminais, onde há tarifas portuárias e custos de carga e descarga elevados, mas são compensados pelos custos baixos da linha de transporte, pois os custos variáveis são apenas aqueles ligados à operação do equipamento de transporte.
- Aerovia: o rateio das despesas de terminais e de outros custos fixos por força do aumento do volume proporciona alguma redução dos custos unitários, obtidas a partir das operações de longa distância.
- Dutovia: tem o maior percentual de custos fixos em relação ao custo total entre todos os modais. Por isso, precisam trabalhar com altos volumes entre os quais seja possível ratear os altos custos fixos. Os custos variáveis são a energia para movimentar o produto e os relacionados à operação das estações de bombeamento.
Perfis de tarifas:
*Tarifas relacionadas ao volume;
*Tarifas relacionadas a distância: uniforme, proporcional, decrescente
ou de cobertura;
*Tarifas relacionadas a demanda.
Tarifas das linhas de transporte:
*Por produto: tarifas contratadas ou frete geral;
*Por tamanho da carga;
*Por roteiro;
*Diversas: por cubagem, de importação ou exportação, diferidas,
sobre valor limitado, de fretes marítimos.
Importante: A concretização de custos menores não é o maior fator
motivador para uma empresa ter sua própria frota, mas sim a confiabilidade do
serviço, tempos menores do ciclo dos pedidos, capacidade de reação a
emergências e melhoria do contato com o cliente.
Os principais itens de custos do transporte são listados a seguir:
- Depreciação – do ponto de vista gerencial, a depreciação pode ser imaginada como o capital que deveria ser reservado para a reposição do bem ao fim de sua vida útil.
- Remuneração do capital – diz respeito ao custo de oportunidade do capital imobilizado na compra dos ativos.
- Pessoal – deve ser considerado tanto o salário quanto os encargos e benefícios;
- Combustível/ Lubrificante- custo de combustível e lubrificante é o clássico exemplo de um item variável.
- Pneus- considerando o tipo de veículo em causa. De acordo com o veículo selecionado, podem observar-se valores específicos quanto a: número de pneus; preço do pneu novo; preço da recuperação (recapagem) e prazo de vida útil (em Km). A consideração destes elementos para cada tipo de veículo permite estimar um custo por Km associado à utilização dos pneus.;
- Manutenção- Também aqui é possível aferir um custo por Km para cada tipo de veículo (para tráfego regional e nacional). Estes valores terão em conta os preços médios praticados por concessionários em contratos de assistência global. O custo de manutenção pode ser considerado de duas maneiras. A mais simples é com base no seu custo padrão, em R$/Km. Outra possibilidade é criar um centro de custos e calcular o custo médio de manutenção por quilometro.
- Pedágio- Em alguns trechos, há a necessidade de incluir os Custos com Pedágios.
Vale ressaltar além dos custos com Tributos/Seguro do veículo;Serviço de
rastreamento,os custos com alimentação em viagens e na empresa.
Os custos de transporte são todas as despesas realizadas na movimentação de determinado produto desde a origem até ao destino final. Estes custos são considerados uns dos maiores custos logísticos tendo grande relevância no preço final do produto. No transporte de materiais muito densos e com baixo valor por peso, por exemplo, areias carvão, os custos de transporte são elevados, ao contrário dos produtos de alto valor por peso, como uma peça de joalharia em que os custos de transporte podem ser mais reduzidos. Vários fatores influenciam os custos de transporte, podendo estar relacionados com o produto, por exemplo, a densidade do produto e a facilidade do seu manuseamento; ou estar relacionados com o mercado, como por exemplo, a localização do mercado de destino do produto.
ResponderExcluirEstão entre os principais custos de transporte os preços dos combustíveis as taxas de aeroporto, as taxas portuárias as postagens, e ainda todas as despesas relacionadas com o veículo em que se efetuam o transporte, seja o seguro, a manutenção, os impostos entre outros.
Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.
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ExcluirOs elementos no qual constitui os custos de transporte na distribuição, ente os que estão relacionados com o motorista representam cerca de 50% do total dos custos de transporte, daí que a redução de frota seja, hoje em dia, uma medida eficaz na redução de custos de transporte. Outros elementos que ainda entram nas contas dos custos de transporte na distribuição são, o combustível, a manutenção e a depreciação, entre outros (Walker, 1990, p. 48).
ResponderExcluirOs custos de transporte são todas as despesas realizadas na movimentação de determinado produto desde a origem até ao destino final. Complementando os principais itens do custo do transporte; existe também o licenciamento e seguro do veículo.
ResponderExcluirBRENO SANTOS SOUZA
Nota-se que para cada caso os custos fixos são considerados ligeiramente diferentes. E estes custos são considerados uns dos maiores custos logísticos e seu produto final tem maior importância. A gestão destes custos é feita através do planejamento de custo ou do pré-calculo de custos, pois permitem determinar os padrões de custos de produção ou produto/mercadoria.
ResponderExcluirEstes custos são considerados uns dos maiores custos logísticos tendo grande relevância no preço final do produto. No transporte de materiais muito densos e com baixo valor por peso, por exemplo areias carvão, os custos de transporte são elevados, ao contrário dos produtos de alto valor por peso, por exemplo uma peça de joalharia em que os custos de transporte podem ser mais reduzidos. Vários factores influenciam os custos de transporte, podendo estar relacionados com o produto, por exemplo a densidade do produto e a facilidade do seu manuseamento; ou estar relacionados com o mercado, como por exemplo a localização do mercado de destino do produto. Estão entre os principais custos de transporte os preços dos combustíveis as taxas de aeroporto,as taxas portuárias as portagens, e ainda todas as despesas relacionadas com o veículo onde se efectua o transporte, seja o seguro a manutenção os impostos entre outros
ResponderExcluirA Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas, utiliza uma formula bastante interessante apesar de complexa para calcular custos totais do transporte rodoviário de carga como observa-se a seguir:
ResponderExcluirCUSTO TOTAL = CUSTO PESO + CUSTO VALOR + GRIS + IMPOSTOS
IMPOSTOS = percentual referente ao PIS e ao Cofins aplicado sobre o custo peso
GRIS = custo referente ao gerenciamento de risco que é obtido através de um percentual aplicado sobre o valor da tonelada da mercadoria transportada
CUSTO VALOR = custos referentes à retenção ou transferências de perdas incorridas no transporte da mercadoria que é obtido através de um percentual aplicado sobre o valor da tonelada da mercadoria transportada
CUSTO PESO = A + B.X + C. É o custo relacionado ao peso da mercadoria, onde:
A = [ ( CF / H ) . TCD ] / CAP
É o custo do tempo gasto para carregar, descarregar e esperar carga
B = { [ CF / ( H . V ) ] + CV } / CAP
É o custo relacionado à transferência da mercadoria que deve ser multiplicado por X, que é a distância percorrida
C = c . ( DAT / TEXP )
São as despesas indiretas da transportadora (despesas administrativas e de terminais).
onde:
CF = custo fixo (R$)
H = número de horas trabalhadas por mês (h)
TCD = tempo gasto para carregar, descarregar e esperar carga (h)
CAP = capacidade média de carga efetiva (t)
V = velocidade média do veículo (km/h)
CV = custo variável (R$/km)
DAT = despesas administrativas e de terminais (R$)
TEXP = tonelagem expedida (t)
c = coeficiente do uso de terminais
Essas fórmulas valem sempre, cabendo apenas algumas ressalvas:
1 - no transporte de carga lotação não cabe a aplicação da variável c pois a carga não passa pelos terminais da empresa e as despesas indiretas são chamadas apenas de despesas administrativas;
2 - na operação urbana, os custos referentes a impostos, gerenciamento de riscos, custo valor e despesas indiretas já estão computados nos custos de transferência, portanto não entram na fórmula.
É o dos maiores custos dentro dos custos logísticos. Neste tipo de podemos fazer diferença entre o custo gerado pelo transporte da mercadoria desde o fornecedor ate o armazém e o transporte desde os armazéns do produto terminado ao cliente o também pode ser aos distintos centros de distribuição do produto final. Porem, se temos nossa própria rede de transporte teremos custo de manutenção, desgaste, taxas a pagar pelos veículos.... A utilização da rede de transporte de forma ótima e analisando os diferentes meios mantendo níveis de segurança na mercadoria e cumprindo prazos de entrega podemos alcançar uma vantagem competitiva que será transladada no preço final do produto.
ResponderExcluirO transporte envolve o deslocamento desde a produção do produto até a entrega aos consumidores finais e representa de 1 a 2 terços dos custos logísticos.
ResponderExcluirO "custo de transporte" podem ser exemplificados como fretes, despachantes, taxas, associações de transporte, etc. Além dos custo de transporte próprio incluindo amortização, depreciação, encargos financeiros, taxa de retorno do capital sobre os equipamentos de transporte, infra-estrutura e manutenção;
"Custos operacionais": manutenção de equipamentos (supervisão, mão-de-obra, peças reposição, ferramentas, estruturas de manutenção e administração), transporte (supervisão, mão-de-obra de transporte, combustível, aluguel de equipamentos administrativos), terminais (supervisão, mão-de-obra de terminais, estrutura de terminais, administração), seguros (fogo, roubo, colisão, perdas e danos, etc.), outros custos (imposto de operação, licenciamento, pedágios, etc.).
Os custos de transporte são todas as despesas realizadas na movimentação de determinado produto desde a origem até ao destino final. Estes custos são considerados uns dos maiores custos logísticos tendo grande relevância no preço final do produto. No transporte de materiais muito densos e com baixo valor por peso, por exemplo, areias carvão, os custos de transporte são elevados, ao contrário dos produtos de alto valor por peso, como uma peça de joalharia em que os custos de transporte podem ser mais reduzidos.
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ExcluirÉ o custo referente ao deslocamento de materiais, subconjuntos, produtos semi-acabados, produtos acabados ou peças de reposição, entre o fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente.Existem várias formas para reduzir os custos de transporte, como a utilização dos combustíveis renováveis, a reabilitação das vias rodoviárias, a boa localização dos aeroportos e o aumento na quantidade de produtos a ser transportados, mas a determinação do tipo de modal é um fator de grande relevãncia podendo assegurar para a empresa economias significativas.
ResponderExcluirCOMENTARIO DE ANAILDE NUNES
Somente fazendo uma ressalva, digo que no sistema de custos devemos buscar sempre aprimorar os custos do transporte, ou seja, almejando um menor custo porém sem perde a qualidade!
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