sábado, 19 de maio de 2012

ROTEIRIZAÇÃO



 Num mundo onde a palavra de ordem é racionalização, estoque zero, just-in-time, competitividade acirrada e exigência de qualidade elevada, o transporte representa um grande desafio de eficiência. Por sua natureza de distribuição espacial que geram dificuldades de planejamento e controle, a área tem sido renegada a um segundo plano. Entretanto, atualmente, constitui-se na maior oportunidade de redução de custos e melhoria de qualidade.
 Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação do melhor caminho é matematicamente exata.
 Com a informatização fica mais fácil fazer o roteiro dos veículos. Antes de tudo verifica-se toda a região do ponto geográfico, zonas e situações momentâneas que podem surgir. Alguns locais os veículos não podem circular em certos horários a existência de congestionamentos e altas distâncias são pontos de atenção.

 O resultado é o melhor rendimento da frota, reduzindo os custos com frete e combústivel. Com a roteirização os produtos cheguem aos seus destinos com eficiência e o tempo planejado.

15 comentários:

  1. A roteirização é importante por que ajuda no momento da entrega,evita desperdícios de combustíveis e do tempo.Garantindo a coleta e entrega com mais agilidade.

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  2. Na minha opinião roteirização no sentido mais amplo pode ser entendida como um processamento de otimização, ao nível operacional, que consiste na programação de um ou mais veículos quer sejam em ambiente urbano ou rodoviário, cujo resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), e conseqüente seqüência ou ordem em que os atendimentos são realizados.

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  3. A roteirizaçãoe é importante também pelo fato que a mesma otimiza o uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos. Faciliatando assim o processo logístico.

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  4. Temos na roteirização alguns objetivos principais,o processo de roteirização visa propiciar um serviço de alto nível aos clientes, mas ao mesmo tempo mantendo os custos operacionais e de capital tão baixos quanto possível. Por outro lado, deve obedecer a certas restrições. Em primeiro lugar, deve completar as rotas com os recursos disponíveis, mas cumprindo totalmente os compromissos assumidos com os clientes. Em segundo deve respeitar os limites de tempo impostos pela jornada de trabalho dos motoristas e ajudantes. Finalmente, devem ser respeitados as restrições de trânsito, no que se refere às velocidades máximas, horários de carga/descarga, tamanho máximo dos veículos nas vias públicas etc.


    JACQUELINE PORTO RODRIGUES

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  5. A roteirzação tem como objetivo disponibilizar um perfeito serviço ao clientes, levando em consideração os custos baixos, mas para que isso aconteça é necessário dar atenção a alguns pontos como: respeitar as questões do transito e as jornadas de trabalho.

    BRENO SANTOS SOUZA

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  6. Roteirização aperfeiçoa uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos. Permitindo assim a visualização espacial das coletas e entregas através de mapas digitais contendo a malha viária urbana e interestadual rodoviária e férrea, considerando o transporte mono ou multi-modal (rodoviário, férreo, aéreo e marítimo).

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  7. O termo roteirização, embora não encontrado nos dicionários de
    língua portuguesa, tem como equivalente ao inglês “routing” (ou ”routeing”) para
    designar o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou seqüências de paradas a
    serem cumpridos, com o objetivo de visitar um conjunto de pontos distintos
    geograficamente e pré-determinados.(CUNHA, 2006)

    Ivo José Fontes Silva

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  8. A roteirização de veículos consiste no processo de identificação do melhor agrupamento de pontos espacialmente dispersos a serem servidos por veículos ou entregadores, com o objetivo de criar roteiros e seqüências de paradas ótimos sob critérios de tempo mínimo, deslocamento mínimo ou outro critério, como custo total de entrega.

    http://www.rccaddesign.com/novo/empresa.php?cod=37

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  9. Por sua natureza de distribuição espacial que geram dificuldades de planejamento e controle, a área tem sido renegada a um segundo plano. Entretanto, atualmente, constitui-se na maior oportunidade de redução de custos e melhoria de qualidade.
    Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação do melhor caminho é matematicamente exata.

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  10. Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação do melhor caminho é matematicamente exata.
    Porém, a roteirização, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a conseqüente ordem de atendimentos a serem realizados. Quando o horário para atendimento de determinado cliente é limitado, por exemplo, entre 8h e 12h, o problema é denominado de programação com janela de tempo.

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  11. Sobre esse assunto andei buscando umas formas de optimizar o roteiro de entregas dentro das cidades .
    Os métodos mais utilizados desenvolvidos por Lin e Kernighan [1973] são o 2-opt e 3-opt. O método 2-opt, que é mais simples consiste em permutar
    arcos em uma rota inicial, buscando encontrar uma rota de menor custo constituído pelas seguintes etapas .
    Etapa 1. Começa com um roteiro qualquer, de preferência gerado por um método de construção;
    Etapa 2. Removem-se dois arcos do roteiro e reconectam-se (tentativa) os nós que formam esses dois arcos, modificando as ligações. Se o resultado for melhor que o anterior, ou seja, roteiro menor, substitui-se o roteiro inicial pelo novo e repete-se a Etapa 2. Caso contrário, o roteiro anterior é mantido, outros dois arcos são escolhidos, repetindo a Etapa 2 e assim sucessivamente; e
    Etapa 3. O processo termina quando não é possível obter nenhuma melhoria, ao realizar todas as trocas de ligação possíveis.

    O método 3-opt tem o mesmo conceito que o 2-opt, com a diferença que agora são tomados três pares de nós de cada vez. O método 3-opt é um pouco mais complexo que o 2-opt, no entanto, oferece resultados mais precisos. Cunha, Bonasser e Abrahão [2002] demonstram a movimentação dos métodos de otimização 2-opt e 3-opt

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  12. A roteirização tem como objetivo planejar o melhor trajeto a ser realizado por um veículo para a entrega de materiais, buscando a redução do tempo e da distância.
    Os benefícios alcançados pela roteirização, quando bem aplicada, são:
    - Menos custos
    - Atendimento as exigências do cliente
    - Maior efetividade e agilidade das entregas

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  13. Como sabemos, roteirização é planejar antecipadamente um roteiro, um meio para se fazer um percurso mais econômico. Isso não significa que o roteiro é sempre definitivo, ele pode conter variáveis. Devemos ter cuidados pós a roteirização. Deve-se levar em conta as condições de fluxo das rodovias, condições meteorológicas, sociais, físicas (condições da estrada), e o fluxo do percurso.

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  14. o que é otimização 2 a 2 na logístca?

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