segunda-feira, 21 de maio de 2012

SERVIÇOS AOS CLIENTES

        
       
       Um conceito crescentemente contemplado na literatura e na prática das áreas de logística e de marketing é o de customer service, o qual frequentemente é mal entendido, ou considerado de forma simplificada. O conceito de customer service começou a ser delineado a partir de meados dos anos 1950, quando algumas organizações começaram a se dar conta de que os clientes não são um inconveniente necessário, mas vitais para os negócios, e que as necessidades deles fornecem a direção para a qual a organização deveria estar voltada.
           Para Lambert (1994), customer service pode ser entendido como um processo que ocorre entre o comprador, o vendedor e uma terceira parte, o qual resulta em um valor agregado ao produto ou serviço oferecido; pode surgir em um processo de troca, estando presente em uma simples transação ou em contratos e longo relacionamento. A melhoria dos serviços prestados durante cada etapa da transação emerge como conseqüência disso. Assim, em uma visão de processo, customer service é um processo com significativo aumento do valor agregado, que beneficia a cadeia de suprimento mediante boa relação custo-benefício.
            A procura da definição dos elementos constituintes do serviço ao cliente e a forma como estes condicionam o comprador tem levado a inúmeras pesquisas. Tendo em conta que é difícil identificar, por parte dos clientes, os fatores que os levam a agir de determinada forma, a definição do que constitui o serviço ao cliente estará sempre sujeita a inúmeras interpretações.
 Há uma tendência para delegar a responsabilidade do serviço ao cliente para departamentos como o marketing ou as vendas, ao invés de integrá-lo no sistema logístico. Porém, é notória a sua importância no comportamento dos clientes às vezes superior ao preço, qualidade e outros elementos do marketing, finanças e produção. Já se provou que o efeito do Marketing Mix (preço, produto, promoção e local) não contribue de maneira igual na participação do mercado, sendo, para os clientes, os elementos logísticos os mais importantes.
 Observa-se três dimensões fundamentais do serviço ao cliente: disponibilidade, performance operacional e fiabilidade. Vários estudos têm procurado determinar a importância relativa de cada um dos atributos em diferentes tipos de atividade. Os estudos têm relevado uma equidade dessa importância sendo um parâmetro mais importante do que os outros dependendo da situação de marketing específica.
 Existem três grupos distintos de elementos de serviço ao cliente. São eles:
1. elementos de pré-venda: relacionados com a política de serviço ao cliente (inclui a politica de serviço, programas comerciais, etc.)
2. elementos de venda: relacionados diretamente com a transação física ou com a distribuição (inclui disponibilidade de estoque, ciclo de encomenda, informação sobre ponto de situação de encomenda, preparação de pedidos, fiabilidade de entregas)
3. elementos de pós-venda: compreende os elementos envolvidos com o serviço ao cliente após entrega do bem como o serviço pós-venda, garantias, procedimentos de reclamação, substituições, etc.
  Dentre estes elementos, os mais representativos são:
  • Disponibilidade de estoques;
  • Procedimentos de substituição;
  • Tempo de ciclo de encomenda;
  • Fiabilidade de entrega;
  • Alternativas de entrega;
  • Tempo de entrega;
  • Satisfação completa de encomenda;
  • Condições dos bens na entrega;
  • Métodos de encomenda;
  • Procedimentos de faturação;
  • Precisão da faturação;
  • Procedimentos de reclamação;
  • Restrições de quantidade de encomenda;
  • Informação sobre o ponto de situação de encomenda.

16 comentários:

  1. O Serviço ao Cliente é um componente fundamental da Logística Integrada.O impacto do transporte no Serviço ao Cliente é um dos mais significativos e as principais exigências do mercado geralmente estão ligadas à pontualidade do serviço, à capacidade de prover um serviço porta-a-porta; à fllexibilidade, no que diz respeito ao manuseio de uma grande variedade de produtos; ao gerenciamento dos riscos associados a roubos, danos e à capacidade do transportador oferecer mais que um serviço básico de transporte, tornando-se capaz de executar outras funções logísticas. As repostas para cada uma destas exigências estão vinculadas ao desempenho e às características de cada modal de transporte, tanto no que diz respeito às suas dimensões estruturais, quanto à sua estrutura de custos.


    Leila Sousa dos Reis

    ResponderExcluir
  2. Acrescentando o que foi exposto anteriormente, é de clara percepção que as empresas que adotam a excelência nos serviços prestados aos seus clientes ela terá grande vantagem diante os concorrentes do mercado. Pelo fato que os mesmos são a razão de existência de qualquer negócio e os administradores tem que trata-los de maneira diferenciada para que eles fiquem totalmente satisfeitos. E assim a pré-venda até a pós-venda vem para auxiliar essa questão.

    ResponderExcluir
  3. A idéia é agregar valor ao produto. É só inovar o processo de produção: o produto vai com atributos e se o cliente percebe aquele atributo como beneficio, ele percebe o valor. A produção nesse momento esta agregando valor ao produto, inova, muda algo que dê maior qualidade ou durabilidade.
    Hoje o conceito de durabilidade e qualidade é novidade.
    lembrando que o mkt também agrega valor.
    A logística entre em 3 fatores principais:
    -Disponibilidade- é estar disponivel, ter o produto na hora que o cliente deseja.A disponibilidade do produto garante valor.
    -Desempenho operacional- um bom desempenho operacional também argea valor ao produto: carregamento, descarregamento, transporte. Tem que está dentro dos padrões de excelência.
    -Flexibilidade operacional- agrega-se valor tendo sempre o produto, entregando rápido, ser preferido por determinados clientes, por causa do cumprimento de prazos. A flexibilidade é a capacidade de mudar, planejar, reprogramar, mudar, etc. A intenção é ser flexível.


    JACQUELINE PORTO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  4. é um componente fundamental que agrega valor ao cliente. Como muitos autores citam; três palavras definem essa etapa; Disponibilidade, Desempenho Operacional e Confiabilidade.

    BRENO SANTOS SOUZA

    ResponderExcluir
  5. É fundamental que as empresas tenham a preocupação na satisfação aos clientes, pois não é apenas vender o produto,precisa-se manter a qualidade no serviço e o diferencial que é monitorar a satisfação do cliente (pós venda).

    ResponderExcluir
  6. As constantes alterações no cenário organizacional cada vez mais competitivo tornam clientes e consumidores mais exigentes e isto é reflexo numa demanda crescente de serviços logísticos. A pressão por redução de estoques induzindo clientes a compras frequentes com exigência de prazos de entrega cada vez menores, sem atrasos ou erros. A demora,atraso na entrega ou falta do produto na prateleira implica venda não realizada, insatisfação do cliente e até mesmo a perda do cliente desagregando desta forma valor ao produto. Em razão disto as empresas tem o desafio permanente de melhorar o processo logístico e a consequente redução de custos para atender determinadas necessidades garantido a fidelização do cliente.

    Farailde

    ResponderExcluir
  7. Podemos perceber que em todas as áreas comerciais a estratégia principal é o atendimento e o relacionamento com o cliente e não é diferente no meio da logística. É preciso se dar conta de que os clientes não são um inconveniente necessário, mas vitais para os negócios. Observam-se três dimensões fundamentais do serviço ao cliente: disponibilidade, desempenho operacional e viabilidade. E são três grupos distintos de elementos de serviço ao cliente que são: elementos de pré-venda, elementos de venda e elementos de pós-vendas.

    ResponderExcluir
  8. A relação com o cliente é papel fundamental em qualquer organização que tenha como intuito crescer. O atendimento é momento em que a empresa está mais próxima ao cliente, de forma que esse contato deve ser o mais positivo possível. Para ocorrer a fidelização do cliente esse é um dos principais momentos.

    Ivo José

    ResponderExcluir
  9. Conquistar clientes é suprir as suas necessidades,é ir além do esperado,é proporcionar um serviço diferenciado e este se tornará cada vez mais fiel a sua empresa.

    ResponderExcluir
  10. customer service pode ser entendido como um processo que ocorre entre o comprador, o vendedor e uma terceira parte, o qual resulta em um valor agregado ao produto ou serviço oferecido; pode surgir em um processo de troca, estando presente em uma simples transação ou em contratos e longo relacionamento. A melhoria dos serviços prestados durante cada etapa da transação emerge como conseqüência disso. Assim, em uma visão de processo, customer service é um processo com significativo aumento do valor agregado, que beneficia a cadeia de suprimento mediante boa relação custo-benefício.

    ResponderExcluir
  11. Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas. É preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.

    ResponderExcluir
  12. É uma ferramenta útil para o desenvolvimento de estratégias logísticas. Esta atividade da logística está atrelada à satisfação dos clientes, provada a importância da logística dos serviços ao cliente, esta poderia ser aperfeiçoada e melhorada se houvesse o conhecimento da relação entre vendas e níveis da logística, ou seja, que mudanças existem nas vendas após uma mudança dos níveis logísticos. Consequentemente, melhorar os serviços, significa baixar custos de existências para o cliente, partindo do principio que a qualidade do produto e o seu preço não são inflacionados pela melhoria dos serviços. Assim, os compradores são pressionados a fidelizar-se aos fornecedores que oferecem os melhores serviços.

    ResponderExcluir
  13. O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. Dessa forma, iniciativas como a intermodalidade integração de vários modais de transporte e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, apresentam relevante importância para redução dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.

    ResponderExcluir
  14. A importância de um bom customer service deve-se a que a concorrência e muito maior, mais produtos e mais variados pelo que tem que ter um valor agregado, há de procurar uma diferenciação do resto, os customer e muito exigente, procura preço e qualidade, mas também um serviço personalizado e rápido. Um cliente insatisfeito conversara sobre a mala experiência com a empresa, e o marketing mais efetivo e o boca a boca tanto para bem como mal e se ao contrario e satisfeito a pessoa voltara a comprar de novo o produto o serviço.

    ResponderExcluir
  15. O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioriadas empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente.
    O impacto do transporte no Serviço ao Cliente é um dos mais significativos e as principais exigências do mercado geralmente estão ligadas à pontualidade do serviço (além do próprio tempo de viagem), à capacidade de prover um serviço porta-a-porta; à fllexibilidade, no que diz respeito ao manuseio de uma grande variedade de produtos; ao gerenciamento dos riscos associados a roubos, danos e avarias e à capacidade do transportador oferecer mais que um serviço básico de transporte, tornando-se capaz de executar outras funções logísticas. As repostas para cada uma destas exigências estão vinculadas ao desempenho e às características de cada modal de transporte, tanto no que diz respeito às suas dimensões estruturais, quanto à sua estrutura de custos.

    ResponderExcluir